‘Rota Rosa’ garante exames de mamografia a mais de 150 mulheres de Oeiras

O município de Oeiras desenvolveu uma estratégia nova para garantir o cuidado com a Saúde da Mulher e assegurar o acesso ao exame de mamografia ao público preconizado pelo Ministério da Saúde. Através do projeto Rota Rosa, iniciada em outubro, mais de 150 mulheres, na faixa etária entre 50 e 69 anos, já passaram pela avaliação clínica.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, esclarece que a oferta do exame é de competência do Estado, no entanto, em virtude da dificuldade do acesso à mamografia no município de Oeiras e em todo o Vale do Canindé, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) elaborou um projeto para atender a demanda no município de Picos.

“A gestão municipal de Oeiras está oportunizando às mulheres, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, a realização dos exames de mamografia na cidade de Picos. É competência estadual a oferta desse exame dentro do município de Oeiras para atender todas as mulheres que fazem o território Vale do Canindé. Então, em virtude dessa dificuldade, entendemos com Picos para que eles pudessem estar recebendo as mulheres. Semanalmente, deslocamos duas vans, com média de 15 mulheres em cada”, comenta.

Na manhã desta terça-feira, 26, a secretária e o prefeito José Raimundo acompanharam mais uma etapa do projeto e destacaram que o município segue dialogando e empenhando esforços junto ao Governo do Estado no sentido de solucionar o problema e normalizar a oferta do serviço em Oeiras, a partir de 2020.  “É um esforço da gestão municipal estar ofertando esse exame para todas as mulheres, através da Rota Rosa. Assim, vamos conseguir atingir nossa meta, o nosso indicador pactuado. O município está em diálogo com o Estado no sentido de ofertar o serviço mais próximo para todas as mulheres, para que, a partir do ano de 2020, nós tenhamos condições de estar oferecendo o exame dentro do município de Oeiras, através de uma pactuação com a Secretaria de Estado da Saúde”, acrescenta Auridene Freitas.

A expectativa da Semusa é que, até meados de dezembro, cerca de 200 mulheres sejam beneficiadas com o projeto.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *